quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Portuguesa premiada por hábitos alimentares


A velocidade com que ingerimos os alimentos tem influência no peso corporal e comer devagar tem resultados equiparáveis aos de uma cirurgia bariátrica, revela um estudo realizado por uma investigadora portuguesa que ganhou um prémio internacional.
A investigação premiada de Júlia Galhardo durou um ano e teve por base 500 jovens obesos que estavam a ser acompanhados no Hospital Pediátrico de Bristol, em Inglaterra, com o objetivo de estudar as hormonas que estão relacionadas com os hábitos alimentares.
São duas hormonas do sistema digestivo que circulam no sangue: a grelina, segregada pelo estômago e que induz a sensação de fome e o peptídeo tirosina-tirosina (PYY), segregado pelo intestino e que dá a sensação de saciedade.
Os jovens foram divididos em dois grupos e a um foi dada uma balança computorizada na qual colocavam o prato com os alimentos do almoço e do jantar e que media a velocidade a que comiam, sendo que o ritmo pré-formatado era de cerca de 300-350 gramas em 12-15 minutos.
Caso a velocidade fosse superior, o computador dizia para comerem mais devagar.
Ao segundo grupo (de controlo) foi apenas fornecido aconselhamento dietético e físico.
"Passados esses doze meses fomos ver o índice de massa corporal (IMC) do grupo de controlo e do grupo estudado e o grupo relacionado com a balança tinha uma diminuição do índice de massa corporal significativamente superior à do grupo de controlo. Isto deixou-nos muito contentes porque era uma forma barata e acessível de todos diminuírem o peso", revelou à agência Lusa a investigadora principal.
Júlia Galhardo apontou que é do senso comum que comer devagar faz com que se fique saciado mais depressa e não se ganhe peso, mas que ninguém tinha antes estudado o que acontecia a nível hormonal.
"No fundo há uma comunicação entre o aparelho digestivo e o cérebro, em que o aparelho digestivo diz: 'estamos com fome, venha daí comida'. Depois de estarmos a comer, ele diz: 'já chega, já estamos saciados, não é preciso vir mais comida'", explicou a investigadora.


Artigo Aqui

2 comentários:

  1. Olá,

    Parabéns pelo blog, já me fiz seguidora porquei gostei dos teus post.

    Quanto a este post eu como super devagar, mas é de mim mesmo e nem por isso sou mais magra, lol.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =D

      Tens razão... também sou da tua opinião, não é o comer devagar que emagrece, mas pode fazer alguma diferença aquelas pessoas que não tem o habito de comer devagar ... Sou da opinião que quanto mais devagar se come, menos alimentos ingerimos. Por exemplo, o tempo para o cérebro assimilar a mensagem de que está satisfeito é no mínimo 30 minutos. Ou seja, se compararmos uma pessoa que coma rápido com uma pessoa que coma devagar, no espaço de tempo de 30 minutos, o resultado é que a pessoa que come rápido ingere muitos mais alimentos.
      Eu acho que a perda de peso ao ingerir alimentos devagar só resulta aquelas pessoas que estão habituadas a comer muitos alimentos num curto espaço de tempo...aí sim, haverá algum resultado...

      =P

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...